Na Cabala Ancestral, o altar é composto por três pedras empilhadas, sendo cada uma delas a representação de um pilar importante para a formação e a expressão do pensamento cabalista.
A primeira na base é o Estudo, a segunda no meio é a Meditação e a terceira no topo é a Celebração.
A segunda pedra representa a Meditação.
Para a Cabala Ancestral é através da Meditação que se faz a ligação do conhecimento com a prática, é a pedra de conexão.
Portanto, Meditar é uma prática fundamental, onde é possível estabelecer uma integração entre o corpo, a mente e o espírito. Restabelecer o estado de espírito primordial conectado com a Natureza e capaz de fazer a conexão entre o céu e a terra, entre o que é revelado e o mistério, entre o que aprendemos e o que vivemos.
A meditação cabalista pode curar, ampliar a percepção e transformar a vida totalmente.
Na Academia de Cabala acreditamos que a Meditação é a grande chave para a transformação do ser humano e da sociedade.
Cabala significa “recebimento”. Mas receber o quê? Normalmente, as outras escolas se referem à Luz Espiritual de Deus e bênçãos, mas quando os antigos cabalistas se referiam a esse “recebimento”, não estavam se referindo àquilo que era “bom” para a pessoa e sim a tudo o que a vida estava doando, fosse doce ou amargo, prazeroso ou doloroso.
“Luz” significa onipresença do Sagrado em nossas vidas. E nem sempre essa onipresença se manifesta em fatos e situações agradáveis.
Essa é a habilidade dos cabalistas:
“saber receber a presença do Sagrado, mesmo diante daquilo que não seja agradável ou prazeroso“.
De nada adianta estudar e especular sobre o Universo físico e metafísico, se não souber se relacionar com ele. Em outras palavras, de nada adianta estudar sobre a vida se não aprender a viver, navegar pela vida, mergulhando na profundidade de cada momento.
Quanto maior a sensibilidade, desenvolvida pela meditação, maior a percepção de que não há separação entre o movimento espiritual e o movimento físico. Para acionarmos o mundo espiritual algo no mundo físico precisa ser acionado